Borboleta na mão

Benefícios ecológicos da um teto verde

Os telhados verdes aliviam o sistema de esgoto

Retenção de água

As coberturas verdes podem reter 50-90% da água de chuva dependendo do projeto. Uma grande parte desta água evapora, o resto flui com um tempo de atraso. Por isso as calhas, canos, fossas, caixas de passagem, terão uma volume menor de água, consequentemente o risco de inundações é reduzido, além de aliviar enormemente as redes públicas de esgoto.

Os telhados verdes melhoraram o microclima

Melhoria do microclima. Redução de ilhas de calor.

As coberturas verdes ajudam a umedecer o ar e a baixar a temperatura. Isso se aplica especialmente para o entorno imediato e os bairros, mas também ajuda a melhorar o microclima das nossas cidades. Por outro lado os sistemas de ar condicionado operam de forma mais economica porque necessitam aquecer menos.

Os telhados verdes diminuem poluentes

Limpeza de poeira e outros contaminantes

Devido à grande superfície verde, tetos jardim funcionam como um filtro verde, retendo através do fluxo de ar 10- 20% de pó nele contidos. Tetos verdes também retem e assimilam nitratos e outras substâncias contidas no ar e na chuva ácida.

Telhados verdes reduzem o ruído

Melhor isolamento acústico

Coberturas verdes permitem uma redução da reflexão acústica de até 3 dB e um melhor isolamento do som de um telhado em até 8 dB. Estas vantagens são, por exemplo, particularmente interessantes para edifícios localizados nas extremidades de pista de aeroporto ou com fontes de ruído muito significativas (discotecas, etc.).

Os telhados verdes criam um novo habitat

Mais espaço para a vida

Coberturas com vegetação podem ajudar a compensar a perda de grande parte das superfícies vegetadas que foram removidas pela construção. Restabelecer áreas verdes, particularmente ricas em espécies nativas, pode oferecer muitas possibilidades para o devolvimento do equilíbrio perdido.

Telhados verdes são feitos de materiais reciclados

Uso de materiais reciclados de alta qualidade

Borracha, polietileno, e espuma EPS são utilizados para a produção dos elementos drenantes. O substrato para tetos verdes ZinCo são feitos, entre outros, de material baseado em argila. O critério mais importante é a qualidade do produto, testado por institutos credenciados e por centros de pesquisa.